Noticias Portugal
18 dezembro,2022
De: Yara Iberian
A Parque Papas é o maior produtor de batatas na Argentina. Dirigida por Walter Hernández, a empresa fornece 14.000 toneladas de batatas por ano à indústria de batatas argentina, incluindo a produção de algumas das batatas fritas mais populares do país.
Um famoso campeão de automobilismo e agora agricultor, o Sr. Hernández encontrou-se ontem com Svein Tore Holsether, CEO da Yara, na sede em Oslo para discutir a futura colaboração para descarbonizar a produção de batata na Argentina.
"A produção em massa de batatas fritas é na realidade uma operação muito complexa que envolve muitos elementos. A minha missão é introduzir uma batata completamente verde e sem emissões até 2024. Para o conseguir, todas as empresas da cadeia de abastecimento devem tomar medidas climáticas. A colaboração é a única forma de assegurar que o produto final é neutro do ponto de vista climático. Um agricultor não pode fazer muito mais do que isso. Yara ajuda-nos a fazer a última peça do puzzle sem emissões: o próprio fertilizante", diz Walter Hernandez, Director Executivo do El Parque Papas.
Os fertilizantes verdes sem fósseis que a Yara começará a produzir no próximo ano reduzirão significativamente a pegada de carbono da agricultura e dos alimentos porque serão produzidos com electricidade renovável em vez de gás natural. A utilização de fertilizantes verdes da Yara para a produção de batata eliminará cerca de 28,8% das emissões de gases com efeito de estufa na exploração agrícola. No caso específico das batatas fritas, a utilização de fertilizantes verdes reduzirá a pegada de carbono em 5-10%.
A maioria das pessoas não pensa nas emissões quando come batatas fritas. Mas há grandes oportunidades para descarbonizar os aperitivos se encontrarmos modelos de negócio que permitam que cada passo na cadeia de valor contribua e beneficie. É por isso que o acordo entre a Yara e El Parque Patatas é importante; mostramos que pode ser feito", diz Svein Tore Holsether, CEO da Yara.
Ásia e Oceania