Batata
Por apresentar pouca mobilidade na planta, o cálcio é incorporado às paredes celulares e não pode ser redistribuído, de modo que é essencial fornecer cálcio às células novas à medida que são formadas. Comoo cálcio não poderá entrar nas células assim que a expansão das mesmas ocorrem, a falta do nutriente levará ao colapso das células e à sua morte, causando o aspecto das manchas.
O gráfico mostra a relação entre dose de cálcio aplicado, quantidade de cálcio na casca e a incidência de mancha interna de ferrugem.
Anomalias internas, como a mancha de ferrugem interna (IRS) ou a mancha interna marrom (IBS), podem ser reduzidas por meio de um bom suprimento de cálcio, na forma de nitrato de cálcio, na amontoa ou durante uma segunda cobertura.
Uma experiência demonstrou que garantindo que haja um mínimo de 0,15% de cálcio na casca, melhora-se o aspecto final da batata, aumenta-se a tolerância a doenças e minimiza-se IRS. A análise da casca é um bom modo de confirmar se uma doença ou problema de revestimento da casca está relacionado ao cálcio.
O gráfico mostra como o boro influencia nos niveis de cálcio no tuberculo.
Junto ao potássio, ao cálcio e ao magnésio, o boro é um elemento importante presente na parede celular. Neste caso ele atua como um cimento entre as pectinas, fornecendo resistência ao tecido celular. Portanto, o boro também é responsável pelas características da qualidade de conservação dos tubérculos. O boro afeta a absorção de cálcio, de modo que os suprimentos são importantes para garantir uma nutrição balanceada.
Ásia e Oceania