A qualidade dos tubérculos, em termos de aspecto e qualidade de cozimento, é de suma importância para o consumidor. Depende muito da escolha da variedade, mas também do modo como a batata é cultivada. Para o mercado de produtos frescos, os tubérculos precisam ser consistentes na forma e no tamanho (4,6-8,4cm), com boas cascas que estejam livres de qualquer doença ou manchas.
O teor de matéria seca (MS) é também importante, já que os tubérculos com uma MS acima de 18-20% são mais suscetíveis a injúrias e podem se desintegrar durante o cozimento. As batatas frescas são, cada vez mais, vendidas 'pré-embaladas'. As classificações de preços mais baixos são vendidas soltas ou em embalagens económicas..
As batatas para processamento devem ter um formato uniforme, um tamanho padrão e qualidade em todo o tubérculo. Para batatas fritas e chips, é necessário um alto teor de MS para obter boa cor na fritura. Gráficos com cores-padrão são utilizados pelos processadores para obter uma cor consistente de fritura. No passado, contratos determinavam que 18% de MS era o mínimo. No entanto, as normas actuais da indústria buscam batatas com 20-25% de MS.
Certos tipos de açúcares - especialmente os açúcares redutores - devem também ser baixos, caso contrário, a batata frita ou chips ficará castanha durante a fritura. Os contratos geralmente especificam uma faixa aceitável de açúcares redutores. Os processadores geralmente aplicam multas contratuais por perdas, devido a manchas, lesões, danos provocados por pragas, coloração esverdeada, rachaduras de crescimento, etc. Um contrato padrão especificará um máximo de 5% de batatas fora do padrão por peso - isto é, 1kg em 20kg.
A batata é uma das fontes mais importantes de amido em todo o mundo. A escolha da variedade é muito importante, em países como a Alemanha são exigidas batatas com teor de amido superior a 13%. Quanto mais elevado o teor de amido, menor é o resíduo. Os tubérculos de batata contêm uma grande variedade de tamanhos de grânulos de amido (10 cm versus 0,5-4 cm para cereais), assim como têm um alto teor de fósforo. A qualidade do amido influência as propriedades da massa final, especialmente a sua viscosidade.
A produtividade e a qualidade da cultura dependem principalmente do estado de sanidade da semente. A fim de que os produtores possam ter certeza da qualidade das sementes compradas, alguns países têm a produção de sementes controlada por "Seed Classification Schemes (Sistemas de Classificação de Sementes)".
As batatas cultivadas para sementes devem consistir em uma série uniforme de tubérculos pequenos, bem-formados - geralmente com tamanho entre 3,0 a 5,6 cm de diâmetro. Em locais onde são utilizados pedaços de sementes cortadas, devem-se utilizar fungicidas para reduzir o risco a doenças.