O número de frutos de citrinos precisa ser cuidadosamente controlado e um bom fornecimento de todos os macro e micronutrientes é um fator crítico para o vingamento dos frutos e número de frutos.
Aplicação de fertilizantes antes da floração e durante a frutificação é muito importante para manter altos números de frutos por árvore.
Em torno de 80% do azoto nos frutos e folhas em árvores adultas são provenientes de órgãos de reserva ao invés do N fertilizante aplicado na fase de crescimento. Pulverizações foliares pré-florescimento feita no inverno pode ajudar a aumentar a produtividade no ano seguinte devido ao aumento no número de frutos.
Uso de potássio – tanto pela aplicação foliar ou no solo – resulta em maior número de frutos e maiores produtividades.
O cálcio, na forma de nitrato de cálcio, ajuda a impulsionar o vingamento e número de frutos (Tabela acima). A época de aplicação é crítica, e melhorias significativas no vingamento dos frutos ocorre pelas aplicações feitas imediatamente antes e durante a floração. Menos de 30mg de cálcio nos frutos verdes podem levar ao aumento na queda de frutos após 5 semanas.
Deficiência de boro reduz a extração de cálcio e aumenta a queda de frutos. Como resultado, um adequado fornecimento de boro é importante para impulsionar a extração de cálcio.
Deficiência de micronutrientes devido ao inadequado fornecimento de ferro, manganês e zinco restringe o vingamento e número de frutos. É importante assegurar que a planta tenha teores suficientes desses nutrientes para manter vigoroso crescimento durante a floração e frutificação.