Azoto na produção de citrinos

O azoto é um componente-chave de proteínas, aminoácidos, enzimas, vitaminas, clorofila e outros constituintes celulares, os quais são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Portanto, o azoto é um dos nutrientes essenciais mais importantes para a obtenção de altas produtividades de citrinos.

Efeito do azoto estádios de crescimento 

Estádio

Efeito do azoto

Floração

Aumentar o desenvolvimento e a produtividade da árvore

Pegamento de frutos

Melhora o crescimento das folhas o florescimento e o pegamento dos frutos

Crescimento e maturação dos frutos

Assegura a produtividade e melhorar a espessura da casca e a acidez da fruta

Pós colheita

Aumenta o fluxo de crescimento vegetativo

Orientações gerais para aplicação de azoto

Uma ótima resposta a nitrogênio varia de acordo com a idade da planta. Um programa anual de adubação nitrogenada é necessário para a reposição de nitrogênio que é removido na colheita dos frutos, visando assim, assegurar a produtividade em longo prazo. A quantidade de N é dividida normalmente em 3-5 aplicações iguais durante o crescimento da cultura e durante períodos de crescimento ativo de raízes, flores e frutos.

Deficiência de azoto em citrinos

As deficiências de nitrogênio são raramente encontradas porque o N é aplicado em doses suficientes na grande maioria dos pomares de citrinos. As deficiência aparecem quando os conteúdos de N nas folhas caem para abaixo de 2% da matéria seca. Toda a folha (incluindo áreas entre nervuras) se torna verde-pálida/amarela e cai precocemente, e em casos de deficiência severa, o crescimento se torna desigual e atrofiado.