Função do zinco na produção de tomate

O zinco está envolvido em diversas reações enzimáticas similares ao manganês e ao magnésio. É importante para o desenvolvimento e funcionamento de reguladores de crescimento, como a auxina, que influenciam a elongação de internódios. Também está envolvido no desenvolvimento de cloroplastos.

Efeito do zinco em estágios de crescimento

Estágio 

Efeito do zinco 

Estabelecimento

Garante bom crescimento vegetal

Desenvolvimento vegetativo

Garante que não ocorram limitações no crescimento

Florescimento – Frutificação

Maximiza o pegamento de flores, desenvolvimento e frutificação

Maturação – Frutos maduros

Garante amadurecimento uniforme

Orientações Gerais para Aplicação de Zinco

O zinco pode ser aplicado ao longo da safra. As aplicações devem garantir disponibilidade suficiente de zinco antes do florescimento. As aplicações foliares são a maneira mais apropriada de corrigir deficiências.

Deficiência de Zinco em Tomate

Os internódios são mais finos e curtos (de um terço a metade de plantas normais), dando um formato de roseta para as plantas. As folhas são pequenas e grossas, dando uma aparência de “couro”. Pelo fato de os pelos foliares serem densos, as folhas menores assumem um brilho verde-acinzentado. Manchas cloróticas verde-amareladas podem surgir nas folhas, que podem evoluir para lesões necróticas marrons.

As folhas morrem e caem, causando consequentemente a morte de flores. Qualquer fruto em desenvolvimento permanece pequeno e amadurece de maneira prematura. Altos níveis de fósforo ou condições anaeróbicas podem induzir deficiências. Onde ocorre excesso de zinco disponível, as plantas exibem sintomas próximos aos observados com deficiência de ferro, ou seja, clorose de folhas jovens.